domingo, março 4

Aulas de Informática para a Comunidade Escolar


Em relação à utilização das novas tecnologias dentro de sala de aula, Cientes que as tecnologias não vão resolver todos os problemas da educação, mas vai mudar muito nossa prática, a sociedade caminha para uma nova realidade, as tecnologias de informação e comunicação chegam com inúmeras possibilidades de formação.
Com as Novas Tecnologias da Informação abrem-se novas possibilidades à educação, exigindo uma nova postura do educador com a utilização de vários recursos, haverá uma conexão entre professor e aluno, e fará que isso aconteça em diferentes lugares, em qualquer tempo, trocando informações e desenvolvendo seu próprio conhecimento. Aprofundar as habilidades de pensamento e tornar o trabalho entre mestre e alunos mais participativo e motivador.
A postura do professor crítico é conhecer a nova realidade formatada pelas tecnologias de informação e comunicação na sociedade e aceitar as mudanças. Paulo Freire (1996)
Devemos ampliar nossos conhecimentos continuamente e usar as novas propostas para sustentar nosso avanço em direção as novas formas de ensinar e aprender.
Precisamos de novos projetos da Secretaria Municipal de Educação neste sentido, formar os professores para o uso das tecnologias, diante da preparação do planejamento, por em prática as aulas cada vez mais atrativas, utilizando as novas tecnologias em nosso favor, construindo modelos diferentes, com novas ferramentas ensinando com elas.
As redes digitais possibilitam organizar o ensino e a aprendizagem de forma mais ativa, dinâmica e variada, privilegiando a pesquisa, a interação e a personalização dos estudos, em múltiplos espaços e tempos presenciais e virtuais.
Ao mesmo tempo precisam sinalizar, apoiar e incentivar mudanças profundas na organização pesada atual, apoiando inovações no currículo, nas metodologias, na organização de ensino e aprendizagem, na inserção de tecnologias em rede, na formação continuada, apoiando gestores, professores e escolas que apresentem projetos pedagógicos viáveis neste período de transição para outros diferentes em construção, e que serão realizados certamente pelos mais auto motivados inovadores. As mudanças na educação são lentas e difíceis, mas precisam ser aceleradas porque o que temos feito até agora é estruturalmente insuficiente para acompanhar o ritmo alucinante experimentado pela sociedade como um todo. (Moran)

REFERENCIAIS:







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