segunda-feira, maio 14

VIVENCIANDO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO


VIVENCIANDO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
As mídias vêm nos auxiliar e desenvolver em sala de aula diversas inteligências no educando, assim contribuindo para conhecer melhor o mundo em sua volta, podendo “aprender a aprender” sabendo comparar e se expressar, as habilidades e desenvolver atitudes positivas em suas vidas, podendo interpretar o mundo de maneira critica. Na escola ou fora dela a mídia mostra o mundo de outra forma, mais fácil, agradável, sem necessariamente fazer esforço. Os alunos em contrapartida á educação convencional se educam e nós nem nos damos conta.
Educar com as tecnologias é muito prazeroso, através da problematização dos dados que nos chegam direta e indiretamente, podemos entender uma parte dessa totalidade a partir da comunicação, enquanto organização de trocas tanto ao nível interpessoal como coletivo, há facilidade das pesquisas dos alunos, evitando desperdício de tempo, através de pesquisa orientada, indicando conteúdos apropriados, essa mobilidade facilita que o professor acompanhe a atividade sendo realizada, integrando a todos no processo educacional.
Elas facilitam nosso trabalho, e os alunos buscam informações, porém para interpretá-las, contextualiza-las não são suficientes, cabendo ao professor ajudar a questionar e tirar as conclusões. Ao mesmo tempo em que elas ajudam a desenvolver habilidades, espaço-temporais e criadoras, é fundamental que o orientador possa adequar cada habilidade a um determinado momento histórico e a cada situação de aprendizagem que ocorre.
Acredito que a formação continuada deveria ser ofertado a todos os profissionais para saber utilizar as ferramentas disponíveis nas escolas, a integração de mídias digitais na educação, só será possível quando o educador assumir mais este desafio, se preparar para o “novo” e utilizar às novas ferramentas pedagógicas em sua prática, para que a educação pública seja de qualidade e seus profissionais sejam valorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário